DOENÇAS EM PLANTAS
INTRODUÇÃO
A pimenta-do-reino é considerada a mais importante comoditie consumida no mundo e um dos principais produtos agrícolas exportado do Estado do Pará. Apresenta grande importância sócio-econômica, como geradora de renda para famílias rurais, chegando a empregar cerca de 50 mil pessoas no período da safra, e divisas em torno de US$ 50 milhões por ano através das exportações.(EMBRAPA,2004). O Estado do Pará apresenta condições edafoclimáticas favoráveis ao desenvolvimento da pipericultura, respondendo, atualmente, por 85% da produção nacional de pimenta-do-reino (HOMMA, 2004 apud de OLIVEIRA et al, 2013). Esse cultivo no Pará está implantado em três pólos produtores: o Nordeste paraense, a região da Transamazônica e a região do baixo Amazonas (OLIVEIRA, L. M. et al.,2013). As doenças, em sua maioria de etiologia fúngica, estão entre as principais causas da queda de produção e de produtividade da cultura, ao longo dos anos(TREMACOLDI, C. R. 2010) . Este trabalho teve como objetivo analisar as principais doenças que ocorrem na comunidade do Caxinguiua, no município de Capitão Poço, PA.
HISTÓRICO DA COMUNIDADE
O Caxinguiua é uma comunidade do município Capitão Poço, localizado no Nordeste Paraense, possui em média 50 famílias (Secretária Municipal de Saúde de Capitão Poço, 2014). A principal fonte de renda é a agricultura a qual possui predominantemente perfil de agricultura familiar.
O cultivo de pimenta-do-reino na comunidade do Caxinguiua, foi implantado em meados de 1980, por Zeferino Soares da Costa um dos primeiros colonos na comunidade, por se tratar de uma cultura de alto valor comercial, tornou-se uma cultura atrativa que passou a ser tradição entre as famílias da comunidade.
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
MATERIAIS E MÉTODOS O diagnostico ocorreu na comunidade Caxinguiua latitude 01°41’34s e longitude 047°00’44º