TRABALHO DE HISTORIA DO DIREITO
Na compreensão a palavra Canônico que é usada para referenciar algo sobre a igreja, “Canon¨ termo que a igreja usa para se referir aos seus próprios assuntos.
O Direito Canônico surgiu com objetivo de organizar e manter a ordem social e regras divinas estabelecidas pela Igreja Católica o direito canônico era tido como um direito particular.
Assim sendo, esse direito teve grande importância na idade media, todas as sua características estão regulamentada no código do direito canônico, a igreja católica mantinha o tribunal Eclesiásticos em que se baseava seus julgamentos.
Os direitos privados foram escrito totalmente pelos direitos canônicos, onde os conflitos de casamento tais como; litígio e divórcios eram resolvidos pelos tribunais eclesiásticos, excluindo assim os tribunais laicos.
Na maior parte da idade media o Direito Canônico foi o único a ser escrito, ao contrario do direito laico, apesar da igreja admitir por vezes a dualidade dos direito laico e canônico.
Mesmo após séculos se passarem, havendo a separação de estado e igreja, é notória varias disposição do direito canônico na base do direito civil moderno.
A finalidade do Direito ou Código Canônico se resume no fato de que a Igreja, constituída como corpo social, precisa de normas: para que se torne visível sua estrutura hierárquica para que se organize devidamente o exercício das funções que lhes foram concedidas; para que fossem criadas, segundo a justiça visando a caridade, as relações recíprocas entre os fiéis e Por fim para haja iniciativas comuns para uma vida cristã mais perfeita, e sejam apoiadas, protegidas e promovidas pelas leis canônicas.
A inquisição
O seu nome completo é Tribunal do Santo oficio. Era um tribunal que foi criado na Idade media para combater todos os tipos de movimentos que iam contra os ideais eclesiásticos sendo um tribunal responsável pela defesa de princípios e costumes da igreja católica na época. Tinha a função de condenar aqueles que eram contra os