HIST RIA DO DIREITO DO TRABALHO
O trabalho era considerado um castigo, esse pensamento durou por longos séculos e milênios.
Evolução: a palavra trabalho vem do latim tripalium, significando que trabalho é castigo, a pessoa que tinha que trabalhar é porque era castigado.
Os escravos eram considerados coisas Na Grécia nessa época o trabalho era algo pejorativo, pessoa respeitada era quem podia participar de negócios. A própria pessoa tinha que se defender. Quem tinha q trabalhar era pessoa sem honra. Também havia um grupo que dizia que o trabalho agradaria os deuses.
O segundo momento: no regime feudal, o trabalho era em regime de servidão, esse servo tinha liberdade restrita, a proteção dele era feito pelo senhor feudal. Funcionava como espécie de castigo. As corporações de ofício eram bem organizadas. Existiam as seguintes categorias numa corporação: Mestres: era a pessoa mais importante da corporação, já era capaz de realizar trabalho de vulto, tinha muita experiência no ramo em que atuava, ou era dono da oficina.
Companheiros: tinham uma boa experiência na área e recebiam salário pela função exercida.
Aprendizes: eram jovens em começo de carreira que estavam na oficina para aprender o trabalho. Não recebiam salário, mas ganhavam, muitas vezes, uma espécie de ajuda.
Nessas corporações trabalhavam menores de 12 anos Eram muito disputadas, a jornada de trabalho eram longas chegavam a 18 h de trabalho por dia, enquanto houvesse sol trabalhava era bem próximo da escravidão.
Na Revolução Francesa
- Ocorreu a extinção das corporações;
- Surgiu o contrato de trabalho
- Surgiu a ver industrial e o trabalho é tornado emprego
- Surgem leis Esparta em 1800 Em 1917 surge a primeira constituição que passou a tratar de questões trabalhistas mexicanas. Após 1919 surge a constituição de Weimar (onde foram discutidas e aprovadas: cidade) é a constituição alemã, que apesar de cronologicamente posterior à Carta Constitucional Mexicana de 1917, poderia, ou não, ser