TRABALHO DE GINASTICA
GINASTICA
MOVIMENTO OESTE DA EUROPA
Movimento Oeste Da
Europa
Trabalho solicitado pelo
Professor : João Paulo
Alunos: Renato Rodrigues Rocha
Rodrigo Sena
Rodrigo Leme
Rodrigo Carneiro
Thiago Silva
Danilo Freitas
Geovane Bezzuol
Leonardo De Melo
Diego J. Queiroz
Joel de Souza
Ítalo Estevo
Movimento Oeste Da Europa
Escola Francesa
Influência no Brasil
Rítmica de Dalcrose
Ginastica Expressiva de Bode
Ginastica Feminina Moderna de Medau
Ginastica Rítmica Desportiva
Ginastica Rítmica
Movimento Oeste da Europa
O Movimento Ginástico Europeu ocorreu no século XIX, e abrangeu estilos de trabalho com ginástica na escola, propostos pela Suécia, Inglaterra, França, Dinamarca, Áustria e Alemanha. O contexto de nascimento desse movimento é o mais interessante, pois, uma vez o conhecendo, entende-se como se deu a emergência da ginástica na Europa.
O Movimento se iniciou antes que os do “Centro” e “Norte”, e estava formado por dois tipos fundamentais de manifestações: a científica e a técnico pedagógica.
Científica: Caracterizavam-se pela contribuição científica para a ginástica,
Com um maior apoio das universidades e dos cientistas franceses que, até então, não estudavam este tema.
Técnico-pedagógicas : tinham a finalidade de uma ação metódica, progressiva e contínua, desde a infância até a idade adulta, e tinha o objetivo de assegurar o desenvolvimento físico integral.
A grande finalidade do Movimento Ginástico Europeu era a melhora da saúde da sociedade. Em um momento marcado pelos problemas sociais que resultaram da Revolução Industrial, associado à necessidades de fortalecer o trabalho para aguentar a alta carga de suas tarefas, o movimento fez com que se formassem grupos locais para a prática da ginástica.
Inúmeros métodos ginásticos foram sendo desenvolvidos principalmente nos países europeus, os quais influenciaram e até os dias de hoje influenciam, a Ginástica mundial e em particular a brasileira. Dentre aqueles que tiveram maior