Trabalho de Ginástica
Várias perguntas já foram feitas quando o assunto é ginástica, e para algumas existem respostas.
- Qual é o nascedouro da ginástica?
R.: A ginástica nasceu da atividade humana, a partir de técnicas rudimentares e externas ao fenômeno, necessárias à vida, entretanto, para seu desenvolvimento lógico na escolarização é fundamental a organização do pensamento sobre a mesma.
-Qual é o seu processo de desenvolvimento?
R.: A pré-história foi marcada pela sobrevivência, pelas preocupações em atacar e defender-se, por ritos e cultos, pela preparação para a guerra, por disputas entre tribos, por atividades recreativas. Neste contexto os humanos utilizavam e desafiavam as próprias ações corporais de forma rudimentar e imediata, a exemplo do saltar, equilibra-se, dentre outras técnicas, caracterizados pela ausência de percepção consciente da sua definição. Com as referidas técnicas surgem indícios do conteúdo identificador da gênese da ginástica que existia em sua aparência, mesmo que com sentido utilitário, fazendo parte de uma totalidade, relacionada à própria exercitação corporal como condição inicial de formação e desenvolvimento do referido fenômeno.
-O que constitui o fenômeno ginástico?
R.: A ginástica foi definida pelos gregos coma a “arte de exercitar o corpo nu”, inspirada pelo ideal de harmonia entre corpo e espírito, mas também foi concebida como a arte das exibições corporais humanas, no circo, nas feiras e festas.
-O que ela é hoje enquanto fruto do trabalho humano ao longo da história?
R.: Hoje ela engloba vários ramos, com o da brincadeira, do esporte, que atualmente é o mais conhecido, como as ginásticas rítmicas e artísticas, entre outras modalidades por exemplo.
-Qual é o problema fundamental colocado ao sujeito da ação gímnica?
R.: Na escola básica, o problema fundamental colocado ao sujeito da ação gímnica consiste em desafiar as próprias possibilidades de exercitação visando o pensamento teórico. Neste rumo, a ginástica