Trabalho De Gest O De Pessoas
“GESTÃO DE COMPETÊNCIAS E GESTÃO DE DESEMPENHO: TECNOLOGIAS DISTINTAS OU INSTRUMENTOS DE UM MESMO CONSTRUTO?”
THIAGO BARBOZA ROCHA
Profª Mariana Haido
RIO DE JANEIRO / RJ
2015
RESUMO
O presente artigo tem por finalidade mostrar diversas formas de atribuição ao termo “competências” e identificar as principais semelhanças e diferenças entre gestão de competências e gestão por desempenho e debater sobre esse tema, mostrando que as duas são muito importantes para o desenvolvimento da organização, desde que estejam alinhadas continuamente. Nesse contexto é possível visualizar ambas, como instrumentos que fazem parte de um mesmo movimento, voltado a oferecer alternativas eficientes de gestão às organizações, complementando-se em um contexto mais amplo de gestão empresarial.
INTRODUÇÃO
A sociedade atual passa por mudanças sociais, econômicas, politicas e culturais, que resultam em um processo de reestruturação positiva. Nas organizações, o impacto dessa reestruturação materializa-se por intermédio de processos de racionalização organizacional e técnicas que incorporam ao ambiente empresarial novas tecnologias e novos modelos de gestão. Configura-se como desafio às organizações desenvolver e utilizar instrumentos de gestão que lhes garantam certo nível de competitividade de curto a longo prazo. Ao final é proposta uma nova abordagem conceitual, onde esses modelos apesar de caminharem juntos, ainda sim há uma relação de interdependência entre eles.
Competências
O conceito de competências tem várias formas de interpretação. A inexistência de um consenso quanto a seu conceito, além de divergências de caráter filosófico e ideológico podem também, ser atribuídas à adoção da expressão com diferentes enfoques, em diferentes áreas do conhecimento (MANFREDI, 1998). Apesar das diferentes perspectivas e abordagens existentes em torno do construto da Competência, alguns pontos comuns em relação a essa noção podem,