trabalho de flexibilidade
TRABALHO DE
FLEXIBILIDADE, FORÇA E
RESISTÊNCIA NA
GINÁSTICA ARTÍSTICA
1
Apostila de Ginástica Artística – Professor Nelson Sátiro Kitahara____________
O TRABALHO DE FLEXIBILIDADE
A flexibilidade é uma das qualidades físicas fundamentais da Ginástica Artística.
É necessária para uma perfeita realização dos gestos acrobáticos. O aspecto estético, por ela favorecido, torna-se evidente principalmente nas atitudes e posturas. Aplica-se ao conjunto das partes do corpo e, de maneira mais especificamente ginástica, corresponde às diversas atividades musculares:
a) Flexibilidade de antepulsão, ligada à flexibilidade de abertura (dorsal superior);
b) Flexibilidade de abertura: extensão da coluna vertebral, mas também, sobretudo flexibilidade da articulação coxofemural (com alongamento do quadríceps);
c) Flexibilidade de retropulsão, menos indispensável em moças que em rapazes;
d) Flexibilidade de fechamento, pernas unidas e afastadas;
e) Flexibilidade de pernas:
Esta flexibilidade é capital e representa 70% do aspecto estético de um gesto feminino. Os três afastamentos de pernas fundamentais: grande afastamento ântero-posterior perna direita à frente, em seguida perna esquerda e o grande afastamento facial são geralmente associados à flexibilidade de abertura e de fechamento.
Um dos aspectos de flexibilidade da coluna vertebral, de que convém não descuidar em ginástica, é o que está ligado à flexibilidade de abertura e de fechamento: a noção de ondas realizadas com a coluna vertebral.
Formas de trabalho da flexibilidade:
a) Com ajuda do peso do corpo: para o trabalho de uma flexibilidade dada, a ginasta se posiciona de tal forma que o próprio peso do corpo produz o alongamento desejado. Esses exercícios de alongamento deverão ser efetuados sem violência, sem os chamados tempos de insistência, durante os relaxamentos sucessivos acompanhados de