Trabalho de educação nutricional
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO NUTRICIONAL
PROF(A) SAMARA MESQUITA Turma: 1001
Grupo:
Amanda Spiller
Ana Paula Lustosa
Camila Ferreira
Klévia Sousa
Renata Lima
Renata Rodrigues
Ricardo
Priscila Ribeiro
1.INTRODUÇÃO (Visita Diagnóstica)
As crianças recebem cuidados e atenção e têm espaço para explorar, brincar e se conhecer. Em sala, têm à disposição brinquedos e materiais que incentivam a expressão artística e estimulam a imaginação. Na área de lazer, se divertem com brinquedos. Mesmo sem saber ler, manuseiam livros. Muitas vezes, nem conseguem falar e já estão "cantando" cantigas de roda e seguindo a coreografia.
Apesar de a creche possuir uma nutricionista, a mesma só tem como obrigação a fiscalização e organização da despensa, além de ministrar treinamento para os cozinheiros. A nutricionista deve seguir um protocolo, no qual, o cardápio é elaborado por uma nutricionista chefe, que o repassa para todas as creches. Segundo a nutricionista, como o cardápio oferecido pela prefeitura possui um caráter assistencialismo, as crianças com intolerância a lactose não possuem um alimento substituto quando é servido algum produto com lactose. Para que o problema seja resolvido parcialmente, é oferecido dois tipos de alimentos, sendo que, um deles não possui lactose.
1.1 EDUCAÇÃO NUTRICIONAL PARA O PÚBLICO-ALVO (COM REFERÊNCIAS)
A introdução de alimentos a partir dos seis meses é o período em que se inicia a aproximação da criança aos hábitos alimentares de seus cuidadores, considerando uma complexa rede de influências genéticas, ambientais, culturais e econômicas. Portanto essa inserção de alimentos deve ser principiada conjuntamente com práticas alimentares saudáveis, por constituir um marco importante na formação do comportamento alimentar no primeiro ano de vida e por acarretar repercussões duradouras na saúde de seus filhos até a vida adulta (RAMOS; STEIN, 2000, p.)
1.2 DESCRIÇÃO DO LOCAL E PÚBLICO–ALVO
C.E.I. José Carlos de Pinho é uma creche