Educa o Nutricional
Esta pesquisa exploratória foi realizada com o objetivo de apresentar a produção de conhecimentos sobre Educação Nutricional no período de 1990 a 2005.
O conceito de educação nutricional é um processo educativo, onde educador e do educando, tornam-se sujeitos autônomos e seguros para realizarem suas escolhas alimentares de forma que garantam uma alimentação saudável e prazerosa.
A educação nutricional é apontada como estratégia de ação a ser adotada, prioritariamente em saúde pública, para conter o avanço da ocorrência de doenças crônico-degenerativas. Além de educar o indivíduo para que saia de sua condição nutricional insatisfatória, apresenta ainda uma função social de eliminar os desníveis de conhecimentos técnicos e populares existentes.
Para compor um quadro que expresse a sistematização de conhecimentos teórico-práticos, foram eleitos trabalhos que abordam as diferentes concepções de educação nutricional.
O trabalho foi feito a partir de um levantamento bibliográfico com a temática da Educação Nutricional. O critério de escolha pautou-se pelos trabalhos que apresentassem coerência teórico-metodológica e conceituações teóricas consistentes.
Aproximações entre Educação em Saúde e Educação Nutricional: o conceito pode ser definido como um processo que promove intercâmbio de informações entre profissionais de saúde e população onde cada indivíduo é considerado um ser autêntico. No decorrer do processo fez-se necessário provocar e despertar no indivíduo a sua capacidade de reflexão, análise e tomada de decisão.
Na abordagem tradicional, a educação em saúde, pode ser considerada como uma maneira de fazer as pessoas mudarem algum comportamento prejudicial. Segundo outra perspectiva, mas ainda tradicional, baseia-se também na transmissão de conhecimentos para levar à população a compreensão e as soluções corretas. Outra maneira de abordar a educação em saúde identifica-se com a pedagogia de Paulo