trabalho DE DIREITO
JULIANA VIEIRA DE SOUZA
HELEN INGRID FERREIRA GUEDES
RENAN DORNELES DIONÍSIO DE SOUSA
THAUANY MIRANDA BALENSIEFER
FUNÇÃO DO ADMINISTRADOR E DO CONTADOR NA RECUPERAÇÃO JUDICIAL
ARIQUEMES
2014
FACULDADES INTEGRADAS DE ARIQUEMES
Juliana Vieira de Souza
Helen Ingrid Ferreira Guedes
Renan Dorneles Dionísio de Sousa
Thauany Miranda Balensiefer
Função do Administrador e do Contador na Recuperação Judicial
Trabalho apresentado como requisito avaliativo à disciplina de Legislação Comercial e Societária, do 4º Período B de 2014, do curso de Ciências Contábeis e Administração de Empresas das Faculdades Integradas de Ariquemes.
Professora: José Assis
Ariquemes
2014
A recuperação judicial é uma medida para evitar a falência de uma empresa. É pedida quando a empresa perde a capacidade de pagar suas dívidas. É um meio para que a empresa em dificuldades reorganize seus negócios, reorganize o passivo e se recupere de momentânea dificuldade financeira.
Na recuperação judicial os principais elementos são o administrador e o próprio devedor. Como consequência lógica ambos visam vencer a crise financeira e manter a viabilidade do negócio e na preservação da atividade econômica.
O administrador judicial, é muito importante no processo de recuperação judicial ou falência, podendo contribuir para manter viva a atividade econômica da empresa nos casos em que conduz a recuperação judicial.
É preciso também considerar que o administrador pode contratar auxiliares para ajudá-lo em suas atribuições, como contadores, escriturários, secretárias, etc.
Esse auxiliar da justiça possui diversas atribuições, que resumidamente conferem-lhe a possibilidade de atuação como um fiscal. Desta forma, podemos afirmar que um dos papéis desse profissional é de decidir como os recursos organizacionais devem ser arranjados e aplicados para atender aos objetivos da empresa.
Na recuperação judicial o administrador tem uma importantíssima função