Trabalho de direito
CARLOS HENRIQUE
EDSON FORTUNATO
THIAGO JUNQUILIO
RESPONSÁBILIDADES DO ENGENHEIRO
SALVADOR
2012
CARLOS HENRIQUE
ALEXANDRE PINTO
EDSON FORTUNATO
THIAGO JUNQUILIO
RESPONSÁBILIDADES DO ENGENHEIRO
O trabalho apresentado à disciplina de Direito e Lesgilação do Curso Engenharia Mecânica do Centro Universitário da Bahia Estácio / FIB, como exigência da AVI, sob a orientação do professor
SALVADOR
2012 INTRODUÇÃO
Entende-se por Engenharia, a atividade profissional de aplicação da ciência e da tecnologia à transformação dos recursos da Natureza, para o usufruto da Humanidade. A resolução de problemas é comum a toda a atividade de engenharia. Os problemas podem envolver aspectos qualitativos e quantitativos, físicos ou econômicos, e podem demandar modelagem matemática ou senso comum. O processo de síntese criativa ou projeto, associando ideias na criação de soluções novas e melhores, é de grande importância. Embora os problemas de engenharia variem em escopo e complexidade, a mesma abordagem geral é aplicável. Inicia-se com uma análise da situação e um plano preliminar de estudo. A seguir, o problema é reduzido a categorias de subproblemas que possam ser claramente definidos. Os subproblemas são elaborados através de raciocínios dedutivos a partir de princípios, leis, e teorias conhecidas ou por sínteses criativas, como em projetos novos. As respostas ou projetos são sempre validadas quanto à sua adequação e acurácia. E, finalmente, os resultados para os subproblemas são interpretados em termos do problema original e documentados de modo apropriado.
AS ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS DO ENGENHEIRO
Pesquisa - com base na matemática e em conceitos científicos, técnicas experimentais e raciocínios indutivos e dedutivos, o engenheiro de pesquisa busca novos princípios, leis, teorias e processos.
Desenvolvimento - o engenheiro aplica os resultados da pesquisa a problemas concretos, gerando