Trabalho De Controladoria
O mercado vem exigindo cada vez mais do profissional que trabalha na Controladoria, o controller. Este deve ter qualidades profissionais e pessoais, tem que ter espírito de liderança, saber trabalhar em equipe, ser proativo, ter instinto inovador, ser criativo, dinâmico, tem que saber se comunicar oralmente e por escrito e deve se manter sempre atualizado sobre as mudanças da organização, do mercado e do mundo.
Com base em pesquisa realizada em anúncios da revista Exame entre 2005 e 2012, vem mostrando a relação entre empresas solicitantes e profissionais da área. Esta pesquisa revelou o que vem sendo buscado no controller, atribuições técnicas e pessoais. Entre elas as que mais se destacam são funções relacionadas à área contábil.
Com o passar do tempo foi exigindo cada vez mais do controller. Deixou de serem apenas exigências contábeis, passaram a exigir também conhecimento em diversas áreas, como administração, psicologia, estatística e economia. A maioria das empresas exige do controller graduação em Ciências Contábeis, há controller com formação em Administração, Economia ou Engenharia. Exige também domínio em uma segunda língua, as que mais se destacam são o inglês e espanhol.
O controller deve ter uma visão geral da organização, tem que conhecer cada área. A fim de oferecer informações oportunas em tempo hábil. Este deve direcionar as empresa, controlar e proteger os negócios exercidos por ela, dando apoio informacional a gestão.