trabalho controladoria
Christiane kolansky
Marquielen Alves
Cristiano Jardim
TRABALHO DE MÉTODOS QUANTITATIVOS
CONTROLADORIA NO BRASIL: UM ESTUDO A PARTIR DA PESPECTIVA DOS PESQUISADORES BRASILEIROS.
Prof.: Renato F. Reis
Betim
MG
Introdução
A empresa, considerada como um sistema aberto e dinâmico admite se sua contínua interação com o meio ambiente, sendo impactada pelas variáveis ambientais e pelas interações dos seus componentes o que a faz participar de um constante processo de mudança, as organizações necessitam de uma estrutura organizacional bem delineada para a sua sobrevivência.
Considerando a idéia que nos sistema organizacional são introduzidos “inputs” que processados se transformam em certos “outputs”, a empresa vale se de recursos materiais, humanos e tecnológicos, cujo processamento resulta em bens e serviços, riqueza, emprego, e muitos outros, que são fornecidos para a sociedade. Cumprindo este papel, a empresa desenvolve grande número de atividades compras, produção, vendas, etc, que direta ou indiretamente contribuem para que seu objetivo final seja alcançado.
No processo de interação da empresa com os diversos agentes, começam a surgir uma série de fenômenos econômicos, sociais, políticos, educacionais, tecnológicos, ecológicos e regulatórios fazendo com que as necessidades da empresa na busca de sua eficácia transcendam aos conceitos oferecidos pela administração, contabilidade e economia.
Dessa forma, tornou se necessário, para dar explicação e fornecer uma compreensão a esses fenômenos, a definição de um modelo conceitual teórico de um ramo de conhecimento denominado Controladoria.
Torna-se evidente que o objeto da controladoria é fazer com que a atividade da empresa seja medida e avaliada, e com esse resultado acompanhar e comparar com o desempenho das outras empresas do ramo para mostrar aos gestores como seu resultado poderia ser maior e, na seqüência, apontar as