Ensaio LL E LP
Mecânica dos Solos
Prof. Wilber Chambi Tapahuasco
Fábio Kellermann de Freitas
Maurício Silveira Marchezan
Alegrete – RS
Sumário
1 RESUMO 3
2 INTRODUÇÃO 4
3 OBJETIVO 5
4 MATERIAL E MÉTODOS 6
4.1 MATERIAIS: 6
4.2 METODOLOGIA 8
5 APRESENTAÇÃO DE RESULTADOS 11
5.1. SISTEMA DE CLASSIFICAÇÃO UNIFICADA (SUCS) 13
5.2. SISTEMA RODOVIARIO DE CLASSIFICAÇÃO (HRB) 14
6 CONCLUSÕES 17
7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 18
8 ANEXO 19
1 RESUMO
Este relatório aborda a metodologia empregada para a realização de Ensaios de Caracterização, baseado na norma NBR 6457, da ABNT. De tal forma a desenvolver dois tipos específicos de caracterização, o Limite de Liquidez, que foi realizado utilizando a concha de Casagrande, ensaio este orientando a partir da norma NBR 6459, e também o Limite de Plasticidade, que é descrito na norma NBR 7180.
A partir destas caracterizações podemos elaborar tabelas como a de limite de liquidez e limite de plasticidade.
2 INTRODUÇÃO
O estudo do solo é essencial para qualquer obra, independentemente se o solo é utilizado como base/sub-base ou material construtivo. Para os solos granulares o conhecimento de sua curva granulométrica já é o suficiente para se garantir a segurança da obra, porém quando tratamos de solos finos, temos subdivisões como: argilas, siltes entre outros. Desta forma apenas a curva granulométrica não supre a necessidade de informações, quanto ao possível comportamento futuro do solo, para solucionar este problema utilizamos os Limites de Atterberg, que descrevem a consistência dos solos finos segundo o teor de umidade variável.
Esta descrição se dá através de três parâmetros, que são: Limite de Liquidez, Limite de Plasticidade e Índice de Plasticidade. O Limite de Liquidez é o ter de umidade no qual se fecha uma ranhura feita no solo disposto numa concha metálica, por meio de um determinado número