Ensaios de Proctor, LC, LL e LP
Ensaio de Adensamento
LL, LC e LP
Rafael Albuquerque de Oliveira
Ensaio de Proctor É um procedimento de estudo e controle de qualidade de aterros de solo compactado. Através dele é possível obter a densidade máxima do maciço terroso. O ensaio consiste em compactar uma porção de solo em um cilindro com volume conhecido, fazendo-se variar a umidade de forma a obter o ponto de compactação máxima no qual se obtém a umidade ótima de compactação.
Ensaio de Adensamento
É a deformação plástica e a redução do índice de vazios de uma massa de solo em função do tempo e da pressão aplicada. O ensaio é feito em estágios de pressão aplicada em corpos de prova, geralmente indeformados e saturados, confinados lateralmente com a consequente aferição da redução de sua altura. Desse ensaio são interpretados parâmetros fundamentais para o cálculo de recalques por adensamento.
O importante para a Engenharia é a determinação de quanto recalcará e em quanto tempo.
Limite de liquidez (LL) O limite de liquidez tem como por definição o menor teor de umidade com que uma amostra de um solo pode ser capaz de fluir. Embora essa capacidade seja mais relacionada com o grau de saturação do solo do que com o teor de umidade, os ensaios para determinar o limite de liquidez de solos finos têm o teor de umidade como parâmetro, por causa da dificuldade de medir e controlar o grau de saturação.
Limite de Plasticidade (LP)
O limite de plasticidade é o teor de umidade que indica a passagem do estado semi-sólido para o estado plástico.
Limite de Contração (LC) O limite de contração é o teor de umidade entre os estados sólido e semi-sólido. Corresponde ao teor de umidade do solo no momento em que este deixa de apresentar redução de volume, quando submetido à secagem. Esses Limites servem para determinar a resistência do solo e determina se o solo é capaz de resistir ou não a uma possível contrução.
Bibliografica