TRABALHO DE CONTROLADORIA
DA CONTROLADORIA
ANDREA
PATRÍCIA
VICTOR
WILLIAN
SALVADOR - BA
2014
A contabilidade tem sofrido críticas por não prestar informações úteis aos seus vários usuários, principalmente para os usuários internos da empresa, já que suas informações, normalmente, refletem apenas a situação econômica, financeira e patrimonial e normas contábeis e da legislação societária e tributária. Neste contexto, surge a Controladoria como uma forma de resgatar o principal papel da Contabilidade, utilizando-se de toda base conceitual da Contabilidade e de outras áreas de conhecimento, aprimorando o processo de informações que atenda às necessidades de todos os usuários internos e externos, e principalmente, contribuindo para que a empresa realize sua missão.
Conceitos
A avaliação é um conceito interpretado de diversas maneiras por dirigentes e funcionários. Uma das interpretações mais comuns é que, independente dos procedimentos que se utilize, a avaliação se realiza para controlar, punir, verificar, medir ou valorar as pessoas envolvidas nos processos e seus resultados finais, talvez pelo fato da dificuldade de medi-los ou por não existir um programa de avaliação, com objetivos e metas estabelecidos.
O objetivo geral desse trabalho é mostrar as diversas interpretações dadas a esse termo, e na Controladoria que vem a surgir como instrumento que pode contribuir com o cumprimento da missão e dos objetivos da empresa quanto as informações úteis e necessárias aos gestores para a tomada de decisão com suas diversas ferramentas. A importância da pesquisa é mostrar que avaliações indevidas, injustas e incorretas não pode ser utilizado e muito menos divulgada. A importância da avaliação correta e levada como analise autogestão. Segundo a Associação Brasileira de Recursos
Humanos do Estado do Pará (ABRH-PR,2001), a avaliação de desempenho traduz o esforço conjunto de seus funcionários na