Empeendedorismo sebrae
BRASIL EMPREENDEDOR
BRASIL EMPREENDEDOR
1
Módulo I
O EMPREENDEDOR
E O MERCADO
BRASIL EMPREENDEDOR
2
EMPREENDEDORISMO
A cultura do Brasil é do empreendedor espontâneo. Ele só precisa de estímulo como uma flor precisa de sol e um pouco de água para brotar na primavera. O Brasil está sentado em cima de uma das maiores riquezas naturais do mundo, ainda relativamente pouco explorada: o potencial empreendedor dos brasileiros.
Creio que o Brasil é atualmente um dos países onde poderia haver uma grande explosão empreendedora. Só os brasileiros têm poder para que isso aconteça. (Louis J. Filion, especialista canadense em empreendedorismo).
É cada vez maior a importância da micro, da pequena empresa e de trabalhadores autônomos na economia dos países. Este fenômeno vem gerando uma necessidade das pessoas se prepararem para entrar no mundo dos negócios, pois é necessário mais que dinheiro e sorte para concretizar sonhos de sucesso. Para quem decide tocar uma atividade empresarial, o dinheiro é importante, sem dúvida; a sorte, como espécie de acaso favorável, pertence ao terreno místico e das crendices, e como tal não deve orientar decisões. Que importa, de resto? Conhecimento, capacidade, vocação e disposição para aprender.
A propósito da disposição para aprender é que o conteúdo deste curso foi definido. Grande parte das caraterísticas básicas necessárias ao empreendedor bem-sucedido pode ser adquirida, assinalada. E isto não ocorre apenas de modo empírico, ou seja, no exercício da chamada
experiências. Há outro caminho para se formar novos empreendedores que não seja a prática, e em geral menos custoso: a formação, a educação, a reflexão e o estudo de casos.
BRASIL EMPREENDEDOR
3
Comportamento Empreendedor
Nas últimas décadas cientistas estudaram o empreendedorismo sob o enfoque das ciências humanas. A necessidade de desenvolver programas de treinamento e desenvolvimento cresce a cada ano em todo o