Trabalho De Civil
3. O que ocorre com as garantias na assunção de débito? Na assunção de débito, conforme Carlos Roberto Gonçalves permanece as garantias dadas pelo devedor primário e ligadas a sua pessoa, mas as garantias especiais, quando não expressamente mencionadas, não subsistem.
4. Como se faz a prova da cessão de crédito mediante terceiros? Faz-se por meio de “instrumento público ou instrumento particular revestido das solenidades do §1º do art. 654” (art. 288 do CC). O instrumento particular deve conter a indicação do lugar onde foi passado, a qualificação do cedente e do cessionário, a data e o objeto da cessão com a designação e a extensão dos direitos cedidos, e ser registrado em Cartório de Títulos e Documentos.
5. Como se procede a cessão de crédito sobre imóvel hipotecado? Dispõe o art. 289 que “o cessionário de crédito hipotecário tem o direito de fazer averbar a cessão no registro do imóvel”. “Além do mais, a escritura pública deve ser utilizada na cessão de crédito hipotecário como forma especial para valer entre as partes”.
6. Fale sobre a notificação na cessão de crédito. A cessão de crédito não tem eficácia perante o devedor, senão quando a este notificada; mas tem-se por notificado o devedor que, em escrito público ou particular, se declarou ciente da cessão feita. A notificação do devedor, expressamente exigida, é medida destinada a preservá-lo do cumprimento indevido da obrigação.