Eduardo e Monica - Analise Digital da Campanha da VIvo
Introdução
Este projeto objetiva analisar a adaptação da música “Eduardo e Monica” para o videoclipe da Campanha da Vivo veiculada no youtube em junho de 2011 como estratégia comunicativa.
Este vídeo foi publicado alguns dias antes dos dias dos namorados e exatamente no ano em que a musica “Eduardo e Mônica” completou 25 anos desde que foi lançada pela banda Legião Urbana. Composta por Renato Russo ficou muito famosa no fim dos anos 80, com um enredo bem simples e bem humorado, a musica conta a história de duas pessoas bem diferentes entre si. Eduardo, um jovem estudante que não queria nada com a vida, e Mônica, uma menina muito inteligente, estudante de medicina. Desde o primeiro encontro entre os dois até o nascimento de seus filhos, a música fez com que se tornassem um dos mais famosos casais da cultura recente Brasileira.
Pretende-se analisar os aspectos simbólicos da cultura brasileira representados na letra da música datada de 1986 e como estes foram adaptados para veiculação em mídias digitais. Serão investigados os contexto cultural e político nos quais a música foi escrita, qual mensagem o compositor quis emitir com a letra da música, com análise dos fatos históricos e da cultura popular, qual a importância da música e o que ela representava para o público presente no contexto da época. Assim como foi descrito por Paulo Bap no texto “Anos 80: O paradoxo estendido na areia”, publicado no site Música e Poesia, dia 12 de janeiro de 2008:
“Na década de 80, enfim, o sinal fechado do período de repressão tornou a abrir. Em 1979, veio a Lei da Anistia e em 1982, eleições diretas para governador, embora ainda não para presidente (Diretas já). “Eu vejo a vida melhor no futuro”. Porém, o que fazer com essa senhora liberdade, que abria suas asas sobre nós? Que caminho seguir? Não sabíamos lidar com isso. [...]