Teorias motivadoras
Docente: Fernando Fernandes
Discente: Patrick Hiago Silva Pereira
Turma: TE03B
Belém-PA
2014
Introdução
A motivação é algo que brota mais do coração que da mente das pessoas. Ninguém tem o poder de motivar ninguém. O que podemos fazer quanto muito, é sensibilizar as pessoas, tocando algo dentro delas que as leve, por si próprio, a abrirem esta porta.
Motivação verdadeira não é ameaçar, sutilmente ou não as pessoas com penalidades: isto é provocar medo, a ira, a humilhação. A melhor imagem que representa uma pessoa motivada é um autentico sorriso no rosto. A alegria é o melhor sinal de motivação. É um processo individual e fruto de nosso crescimento pessoal, e a natureza do ser humano é muito complexa. Dessa forma é difícil conseguir valorizar o indivíduo e oferecer condições motivadoras.
Alguns estudos nos orientam em relação ao entendimento dessas necessidades humanas.
Teoria de Maslow
Segundo SERRANO(2009) a teoria de Abraham Maslow é conhecida como uma das mais importantes teorias de motivação. Nela ele mostra que as necessidades dos seres humanos obedecem a uma escala de valores a serem transpostos, ou seja, uma hierarquia. No momento em que o indivíduo realiza uma necessidade, surge outra em seu lugar, exigindo sempre que as pessoas busquem meios para satisfazê-la.
Maslow apresentou uma teoria da motivação, segundo a qual as necessidades humanas estão organizadas e dispostas em níveis, numa hierarquia de importância e de influência, em cuja base estão às necessidades mais baixas (necessidades fisiológicas ou básicas) e no topo, as necessidades mais elevadas (as necessidades de auto realização). No entanto, apesar de a teoria ser sempre apresentada através de uma pirâmide ou escada, o livro original de Maslow: "Motivation and Personality" na sua primeira e segunda edição edição(1954 e 1970) respectivamente, não apresentava nenhuma destas figuras. apenas texto.