Trabalhador ganha com horario flexivel
Carvão Mineral
➢ Como é produzido?
O carvão Mineral é produzido por troncos, raízes, galhos e folhas de árvores gigantes que cresceram há 250 milhões de anos em pântanos rasos. Essas partes vegetais, após morrerem, depositaram-se no fundo lodoso e ficaram encobertas. O tempo e a pressão da terra que foi se acumulando sobre o material transformaram-no em uma massa negra homogênea – as jazidas de carvão. ➢ Produção Brasileira
Aqui no Brasil existem doze entrepostos instalados com capacidade de armazenar 8 milhões de toneladas de carvão mineral, sendo que o que fica localizado em Tubarão, Santa Catarina, é para seis milhões de toneladas, ocupando uma área de 120 hectares.
➢ Vantagens
As vantagens do carvão mineral é seu preço de extração baixo, seu alto rendimento no aquecimento de caldeiras e fácil manipulação na produção de energia térmica depois convertida em elétrica ou outra.
O carvão é bastante utilizado tanto para gerar energia elétrica em usinas termelétricas quanta como matéria-prima para produzir aço nas siderúrgicas. Os altos-fornos dessas indústrias exigem um carvão mineral de alta qualidade, que não possuam resíduos: um carvão com alto poder calorífero (que produz muito calor, muita energia), com elevada concentração de carbono. Além desses usos, do carvão mineral pode-se obter gás de uso doméstico (gás de rua).
➢ Desvantagens
As desvantagens do uso do carvão mineral é seu alto índice de carbono, o que o torna um dos combustíveis fósseis mais poluentes, senão o maior. E com essa poluição quem sofre as conseqüências é o meio ambientes.
Petróleo e gás natural
➢ Como é produzido?
Petróleo e gás natural é uma mistura de hidrocarbonetos leve encontrada no subsolo, na qual o metano tem uma participação superior a 70 % em volume. A composição do gás natural pode variar bastante dependendo de fatores relativos ao campo em que o gás é produzido, processo de produção, condicionamento,