Barragens
Para barragens de terra convencioanal, os condicionantes são: a capacidade de carga da fundação, a estabilidade dos taludes, as perdas de águas pela fundação e pelo maciço, os elementos de drenagem interna e superficial, a proteção dos taludes contra a erosão e a instrumentação. Para aterros sanitários, têm-se como condicionantes: o tratamento da fundação, revestimento impermeável de fundo, sistema de coleta e tratamento e/ou reutilização de percolados, disposição controlada dos rejeitos, proteção contra escape de material particulado.
2 - Quais são os parâmetros geotécnicos avaliados nos projetos de barragens? Os parâmetros de projeto são: permeabilidade da fundação, resistência ao cisalhamento, permeabilidade e parâmetro de pressão neutra do material de construção de barragem, funções de compressibilidade e permeabilidade dos rejeitos, velocidade de descarga dos rejeitos, teor de sólidos no lançamento e clima.
3 – Quais os fatores que condicionam a ruptura de barragem de rejeito? Os fatores que afetam a estabilidade do talude são: sua altura e declividade, propriedades dos solos do maciço e fundação, pressões neutras ,as forças externas, como aceleração sísmica e sedimentação e adensamento dos rejeitos (formam depósito muito heterôgeneo).
4 – Quais são as formas/método de ruptura? Os principais modos de ruptura de uma barragem de rejeitos são: capacidade de suporte da fundação insuficiente, elevação excessiva do nível d’água, galgamento, piping, velocidade de construção muito elevada, uso de máquinas pesadas acima da pilha e perto de sua borda, escavações no pé do talude e liquefação durante sismo.
5 – Quais são os critérios para a seleção do local para a construção de barragens de rejeitos? O projeto de uma barragem de rejeitos deve minimizar os custos e atender às exigências de segurança