BARRAGENS
BARRAGENS
1 - INTRODUÇÃO
De acordo com a CIGB, barragens são definidas como barreiras ou estruturas que cruzam córregos, rios ou canais para confinar e assim controlar o fluxo da água. As barragens variam em tamanho: de pequenos maciços de terra, usados frequentemente em fazendas, a enormes estruturas de concreto, geralmente usadas para fornecimento de água, energia hidrelétrica e irrigação.
Descobertas arqueológicas recentes indicam que barragens simples de terra e redes de canais foram construídas já em 2.000 a.C. para fornecer às pessoas fontes confiáveis da água de que precisavam para viver.
As barragens são construídas para armazenar e controlar a água para fins de fornecimento doméstico, irrigação, navegação, recreação, controle de sedimentação, controle de enchentes ou para obtenção de energia hidrelétrica.
1.1 - JUSTIFICATIVA
A justificativa deste trabalho está na necessidade de se estudar os diversos objetivos que regem a construção de uma barragem, os principais se resumem em:
a) aproveitamento hidrelétrico;
b) regularização das vazões do curso d’água para fins de navegação;
c) abastecimento doméstico e industrial de água;
d) controle de inundações;
e) irrigação;
1.2 - OBJETIVO
1.2.1 Geral
Demonstrar através deste trabalho a importância das Barragens, e apresentar os tipos mais comuns como uma medida eficiente para permitir a sua utilização com fonte de recursos essências para a sociedade, reduzindo assim os possíveis danos e prejuízos causados pela falta desta.
1.2.2 Específicos
Este trabalho tem como objetivos específicos mostrar:
- a história das barragens no mundo;
- os elementos de uma barragem;
- os tipos de barragens;
- as funções das barragens e;
- determinação da altura das barragens.
2 – BARRAGENS
2.1. História das Barragens no Mundo
Historicamente, as barragens têm permitido que as pessoas coletem e armazenem água em períodos de abundância e