Malária
A malária também pode ser transmitida congenitamente (da mãe para o bebê que vai nascer) e por meio de transfusões de sangue. Os mosquitos de climas temperados podem ser portadores da malária durante as estações temperadas, mas o parasita desaparece no inverno.
Esta doença é um grande problema de saúde em muitos dos trópicos e subtrópicos. Mais de 200 milhões de pessoas no mundo são portadoras de malária. Em algumas áreas do mundo, os mosquitos que transmitem a malária desenvolveram resistência a inseticidas, enquanto que os parasitas desenvolveram resistência aos antibióticos. Isto gerou uma dificuldade de controlar tanto a taxa de infecção quanto a disseminação da doença. A malária falcípara, um dos quatro tipos diferentes, afeta uma proporção maior de células vermelhas do que os outros tipos e é muito mais séria. Pode ser fatal em um prazo de poucas horas depois dos primeiros sintomas.
Sintomas: calafrios, febre e suor sucessivos dor de cabeça náuseas e vômitos dor muscular anemia fezes com sangue icterícia convulsões coma Sinais e exames:
O exame físico pode detectar um fígado dilatado (hepatomegalia) e um baço aumentado (esplenomegalia).
Exames:
Esfregaços