malaria
Malária ou Paludismo, entre outras designações é uma doença infecciosa aguda ou crônica causada por protozoários parasitas do gênero Plasmodium, transmitidos pela picada do mosquito Anopheles. A malária mata 2 milhões de pessoas por ano, uma taxa só comparável à da SIDA/AIDS, e afecta mais de 500 milhões de pessoas todos os anos. É a principal parasitose tropical, e uma das mais frequentes causas de morte em crianças nesses países (mata um milhão de crianças com menos de 5 anos a cada ano). Segundo a OMS, a malária mata uma criança africana a cada 30 segundos, e muitas crianças que sobrevivem a casos severos sofrem danos cerebrais graves e têm dificuldades de aprendizagem. plasmódio é um protozoário, ou seja um ser unicelular, eucariota como as células humanas. Quatro espécies podem produzir a infecção:
Plasmodium falciparum: causa a forma de malária mais grave, a malária maligna (terçã). Tem o mais rápido ciclo de vida. Ataca tanto as hemácias jovens quanto as maduras. Responsável por 80% dos casos clinicamente significativos e 90% das mortes.
Plasmodium vivax: Ataca apenas eritrócitos jovens, especialmente reticulócitos. Causa doença crónica, a malária benigna terçã. Pode ficar dormente durante muitos anos e depois reaparecer, devido à reativação de uma de suas formas parasitárias, os hipnozoítos.
Plasmodium malariae: Ataca apenas os glóbulos vermelhos mais maduros. Causa malária benigna quartã, crónica.
Plasmodium ovale: É comum apenas na África e, raramente, no Pacífico Ocidental e na América do Sul. É rara no Brasil. Ataca apenas eritrócitos jovens causando doença crónica, a malária benigna terçã ovale. Pode ficar dormente durante muitos anos e depois reaparecer.
O ciclo de vida do plasmódio é complexo. Esporozóitos são formas que existem nas glândulas salivares do mosquito Anopheles, sendo injectadas no sangue da vítima humana. Daí, os esporozoítos invadem o fígado, onde, na forma gigante multinucleada de