Barragens
Introdução à Engenharia
2014
1.0 Introdução:
Um dos requisitos fundamentais do desenvolvimento socioeconômico no mundo é a disponibilidade de quantidades adequadas de água com a devida qualidade e de suprimento adequado de energia. Barragens adequadamente planejadas, projetadas, construídas e mantidas contribuem significativamente para atender a nossas demandas de fornecimento de água e energia. Para compensar as variações no ciclo hidrológico, as barragens e os reservatórios são necessários para armazenar água e assim fornecer vazão consistente para manter o fluxo diário necessário em nossos rios ao longo do ano.
Mesmo com difundidos procedimentos de economia de água por meio de melhorias na tecnologia de irrigação, a construção de mais projetos de reservatórios é necessário.
2.0 O que é barragem?
As barragens são definidas como barreiras ou estruturas que cruzam córregos, rios ou canais para confinar e assim controlar o fluxo da água. As barragens variam em tamanho: de pequenos maciços de terra, usados frequentemente em fazendas, a enormes estruturas de concreto, geralmente usadas para fornecimento de água, energia hidrelétrica e irrigação. A construção de barragens geralmente requer a relocação de vilas, casas, fazendas, estradas, ferrovias e serviços públicos do vale do rio para áreas de elevação maior, acima do nível do reservatório. Os principais tipos de barragens no mundo são as de aterro, de gravidade e em arco. As estruturas acessórias ou adicionais das barragens incluem vertedouros, estruturas de descarga, usinas hidrelétricas e unidades de controle.
As barragens são construídas para armazenar e controlar a água para fins de fornecimento doméstico, irrigação, navegação, recreação, controle de sedimentação, controle de enchentes ou para obtenção de energia hidrelétrica. Algumas de nossas barragens têm apenas uma função e são assim conhecidas como “barragens de função única”. Hoje, as barragens são construídas para servir a