Barragens
Sandra Ferreira e Lorena Simmer
Barragem
Serra
2013
Ohana Silva, Julie Perim, Cleidiane Santana,
Sandra Ferreira e Lorena Simmer
Barragem
Trabalho referente á matéria “Tecnologia das Construções” apresentado como exigência do Curso de Edificações 2A da Escola Técnica Cedtec.
Serra
2013
Introdução
As barragens são estruturas construídas em vales e destinadas a fechá-los transversalmente, proporcionando um represamento de água. Não confundir com diques, que são obras construídas ao longo dos cursos d’água para evitar seu transbordamento para os terrenos marginais baixos.
Barragem
Barragem, açude ou represa, é uma barreira artificial, feita em cursos de água para a retenção de grandes quantidades de água. A sua utilização é sobretudo para abastecer de água zonas residenciais, agrícolas, industriais, produção de energia elétrica (energia hidráulica), ou regularização de um caudal.
A sua construção devia ser sobretudo à escassez de água no período seco e à conseqüente necessidade de armazenamento de água, feito em barragens executadas de forma mais ou menos empírica.
Finalidades
A água acumulada por uma barragem é utilizada para as três seguintes finalidades principais: abastecimento de cidades, suprimentos à irrigação e produção de energia elétrica. Estas são, por tanto, barragens de acumulação.
As que se destinam ao desvio dos cursos d’água denominam-se barragens de derivação.
Escolha do Local
A escolha do local para implantação de uma barragem é feita segundo um planejamento geral em que interferem as condições geológicas e geológicas e geotécnicas da região e ainda fatores hidráulicos, hidrelétricos e político-econômicos.
Escolha do Tipo de Barragem
A escolha técnico-econômica do tipo de barragem mais indicado para um determinado local depende, já o dissemos, da disponibilidade, na