Monografia do bullying
Ao comentar sobre a inserção do curso de direito no Brasil é preciso verificar toda a história referente ao curso, bem como seus principais benefícios que foram importantes para a sociedade. Além disso, o curso de direito quando introduzido no Brasil apresentou um grande marco para sociedade, onde a evolução do curso fez com que aquela mentalidade fechada passasse a enxergar a realidade com outros olhos.
No Brasil, o marco inicial do Direito, surgiu com o Tratado das Tordesilhas, que estabeleceu as antigas fronteiras geográficas do País e foi posteriormente revisto, permitindo, assim, que o Brasil assumisse as atuais proporções e fronteiras territoriais. De modo geral, o Direito só seria de fato implantado entre nós em 1548, com a edição do Regimento destinado a delimitar as ações e competências do Governo Geral de Tomé de Sousa. Esse regimento corresponde, na verdade, a uma espécie de certidão de nascimento do País, em termos de Direito.
Até 1822, o Brasil era colônia de Portugal e a Metrópole jamais se preocupou em fundar escolas superiores em suas colônias, pois a política de Portugal sempre foi no sentido de não permitir a fundação de escolas superiores no Ultramar. De 1822 em diante, o Brasil, empenhado em organizar-se e em provar que se desenvolveria independente de Portugal, preocupa-se, antes de mais nada, em manter unidade em seu território, ameaçado por dentro e por fora. Tobias (c. 1973) lembra que a escravidão, o atraso cultural, econômico, industrial e os diversos colonialismos levantam problemas urgentes, que sempre tendem a desviar a atenção dos governos para não verem o problema educacional.
De acordo com Segurado (1973), a principal fonte que neste e nos parágrafos seguintes será aqui adotada para as considerações sobre a história dos cursos de Direito no pais, até 1827 todos quantos desejassem bacharelar-se em Direito eram obrigados a enfrentar