trab de pd
Os movimentos do recém-nascido são involuntários, assemelhando-se a “descargas musculares”. As expressões emocionais predominam na relação do bebê com a mãe sendo interpretadas como dor, alegria, satisfação, calma, nervosismo e sono. São essas emoções e suas repercussões afetivas, que marcarão a evolução da criança.
A intensa atividade que se verifica nos primeiros dois anos permite que a criança desenvolva a noção de si mesmo como um corpo diferenciado no espaço e como um indivíduo autônomo, separado dos outros. Caminha, assim, na formação de sua identidade e de sua personalidade. Neste período ela também apresenta um grande crescimento físico, começa a se por de pé e a andar. Uma grande evolução da criança nesse período é a linguagem.
A linguagem oral possui dois principais componentes: a compreensão e a expressão. Esta é formada por um sistema de princípios e regras que possibilitam a um falante codificar significado em sons e a um ouvinte decodificar sons em significado.
Assim, a linguagem oral envolve dois processos: o de codificação (no qual um falante converte a ideia que está em sua mente em uma cadeia de sons) e o de decodificação (em que um ouvinte decodifica o sinal recebido, os sons, transformando-o novamente em ideia).
A compreensão da linguagem ocorre primeiro, ou seja, a criança aprende a compreender antes de aprender a falar. A expressão da linguagem pode se dar de várias formas, como fala, gestos, sinais e linguagem corporal.
O desenvolvimento da linguagem oral está intimamente ligado à maturação cerebral, ao meio ambiente sociofamiliar, considerando a estimulação recebida pelo indivíduo, e à integridade sensorial, especialmente a auditiva,