TPM manuntenção produtiva total
TPM estabelece que as mudanças devam ocorrer nas pessoas, equipamentos e processos, caracterizando assim um tripé como alicerce fundamental de sua gestão. O TPM busca a máxima eficiência do sistema de produção através da eliminação de todas as perdas e seus principais objetivos são:
A TPM está dividida em 8 pilares que relacionam desde os processos de capacitação, as ferramentas e métodos a serem utilizados, passando pela reorganização dos sistemas de manutenção até a prevenção de manutenção pela gestão antecipada de falhas ainda no estágio inicial dos projetos. Sendo assim, a TPM estabelecem uma estrutura robusta que permite aos operadores uma grande evolução no processo de empowerment, ou seja, a filosofia da TPM favorece a autonomia na operação e o resultado deste processo de desenvolvimento está diretamente relacionado a melhora da eficácia dos processos produtivos e aumento da confiabilidade dos equipamento.
Objetivo do TPM O TPM visa eliminar a variabilidade em processos de produção, a qual é causada pelo efeito de quebras não planejadas. Isso é alcançado por meio do desenvolvimento de todos os funcionários na busca de aprimoramentos na manutenção. Os “donos” de processos são incentivados a assumir a responsabilidade por suas máquinas e a executar atividades rotineiras de manutenção e reparos simples. O TPM é um Processo de Melhoria Contínua, cujas fases da sua evolução estão firmadas no princípio de restauração, manutenção e melhoria. O TPM estabelece que as mudanças devam ocorrer nas pessoas, equipamentos e processos, caracterizando assim um tripé como alicerce fundamental de sua gestão. O TPM busca a máxima eficiência do sistema de produção através da eliminação de todas as perdas e seus principais objetivos são:
• Eliminar as causas das quebras dos equipamentos e defeitos dos produtos;
•