Logistica Internacionl
LOGÍSTICA INTERNACIONAL
ALUNO: MARCELO BASTOS BRAGA
PROF.º LUIZ FELIPE
AVALIAÇÃO: RESPOSTAS
1) O TERMO “LOGÍSTICA” ENGLOBA UMA SÉRIE DE ATIVIDADES, QUE SÃO UM SUBCONJUNTO DAS ATIVIDADES QUE CONSTITUEM A GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS. PORTANTO UM ENFOQUE LOGÍSTICO, CONSIDERADO POR UMA EMPRESA É PARTE DO PROCESSO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS, QUE, PLANEJA, IMPLEMENTA E CONTROLA O FLUXO DE MATERIAIS ALÉM DO ARMAZENAMENTO, SERVIÇO E INFORMAÇÕES A ELA RELACIONADAS, DO PONTO DE ORIGEM AO PONTO DE CONSUMO, COM O PROPÓSITO DE ATENDER ÀS EXIGÊNCIAS DOS CLIENTE.
O FOCO DA LOGÍSTICA ESTÁ VOLTADO PARA AS ATIVIDADES RELACIONADAS AOS ASPECTOS FÍSICOS DO TRANSPORTE DE MERCADORIAS DO FORNECEDOR PARA O CONSUMIDOR.
JÁ UMA EMPRESA COM ENFOQUE NA GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS, INCLUI O PLANEJAMENTO E O GERENCIAMENTO DE TODAS AS ATIVIDADES RELATIVAS A COMPRA E APROVISIONAMENTO, E GERENCIAMENTO LOGÍSTICO. TAMBÉM INCLUI A COORDENAÇÃO E A COLABORAÇÃO COM OS PARCEIROS DE DISTRIBUIÇÃO, E ESTES PODEM SER: FORNECEDORES, INTERMEDIÁRIOS, PRESTADORES DE SERVIÇOS, TERCEIRIZADOS E CLIENTES.
A GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS INTEGRA O GERENCIAMENTO DA OFERTA E DA DEMANDA NAS EMPRESAS E ENTRE ELAS. A CARACTERÍSTCA MAIS SIGNIFICATIVA É O FOCO INTERNO DADO PELA LOGISITICA NOS PROCESSOS DA PRÓPRIA EMPRESA E O FOCO EXTERNO DADO PELA GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS, QUE INCLUI TODOS OS PROCESSOS.
2) O JIT – JUST IN TIME – É BASICAMENTE UM CONJUNTO INTEGRADO DE ATIVIDADES CUJO OBJETIVO E FABRICAR ALTOS VOLUMES DE PRODUTOS DEIXANDO UM ESTOQUE MÍNIMO DE MATERIAS-PRIMAS, MATERIAL DE EMBALAGEM, ESTOQUES INTERMEDIÁRIOS E PRODUTOS TERMINADOS. O JIT SE BASEIA NO CONCEITO DO “PUXAR”, OU SEJA, PRODUZIR BASEADO NA DEMANDA – SUPRIR PRODUTOS PARA A LINHA DE PRODUÇÃO, DEPÓSITO OU CLIENTE APENAS QUANDO ELES SÃO NECESSÁRIOS. EM VIRTUDE DA INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTE NO BRASIL SER MUITO AQUÉM DO QUE SE ESPERA, APESAR DE MILHARES DE KM DE ESTRADA, GRANDE