Manutenção na qualidade
Qualidade e Manutenção são dois pontos importantes que estão totalmente ligados na área industrial. Conforme a qualidade foi avançando (Revolução da Qualidade) importantes técnicas de manutenção foram surgindo.
Os custos da Qualidade, oferecer um produto que esteja da forma que o cliente deseja, zero defeitos, zero quebras, são fatores que estão ligados direta ou indiretamente com a Manutenção. Portanto apresentaremos a seguir os tipos de manutenção e uma importante metodologia conhecida como Manutenção Produtiva Total (TPM).
2 TIPOS DE MANTEUNÇÃO
Quando falamos em manutenção estamos falando em MANTER determinado equipamento ou algo que foi criado em ótimas condições. Em outras palavras é um conjunto de atividades desenvolvidas, visando baixo custo e garantindo a maior disponibilidade do equipamento resultando em alta produção.
Nessa corrida da produtividade, qualidade e manuntenção andando juntas surgiram programas de Qualidade como TQM (Total Quality Management) e o TQC (Total Quality Control) que trouxeram grande impacto nas indústrias.
Atrelado a tudo isso também temos alguns tipos de manutenção que iremos discutir nos próximos tópicos.
2.1 Manutenção Corretiva
Manutenção Corretiva é quando um determinado equipamento quebra em um momento não planejado, infelizmente esse tipo de manutenção é muito usado nos dias de hoje. “Equipamento Quebra = Manutencista conserta”. A manutenção corretiva pode trazer alguns prejuízos como perda de produção, destruição catastrófica, excesso de peças em estoque, baixa disponibilidade dos equipamentos, riscos de segurança e queda da qualidade. Outro termo usado para manutenção corretiva é o RTF (Run to Failure) Operar até Quebrar.
Existe também a Manutenção Corretiva Planejada, ou seja, por decisão gerencial o equipamento vai trabalhar até que se quebre. Para evitar a Manutenção Corretiva existe outra manutenção conhecida como Preventiva.
2.2 Manutenção Preventiva