Manutenção planejada
TRABALHO DE MANUTENÇÃO
PLANEJADA
Maximino
TURMA: 14.13.N
ALUNOS :
VAMOS FALAR UM POUCO DA MANUNTENÇÃO
PLANEJADA. E DA IMPORTÂNCIA DA
EVOLUÇÃO DA MANUNTENÇÃO DURANTE OS
ANOS .
TEMAS COMO:
1: A EVOLUÇÃO DA MANUTENÇÃO
2: GESTÃO ESTRATÉGICA DA
MANUTENÇÃO
3:SISTEMA DE MANUTENÇÃO
4:ADMINISTRAÇÃO DA
MANUTENÇÃO
5:PLANEJAMENTO E
PROGRAMAÇÃO DA MANUTENÇÃO
(PCM)
6:MANUTENÇÃO PLANEJADA
1. A EVOLUÇÃO DA MANUTENÇÃO
As atividades de manutenção vêm sofrendo um processo evolutivo caracterizados pôr estágios bem definidos em diferentes momentos, não havendo portanto uma regra geral muito rígida. Em alguns países os primeiros marcos das atividades de manutenção iniciaram na década de 40 com os respectivos processos de industrialização. Podemos dividir a manutenção em algumas etapas evolutivas, até chegarmos ao estágio atual como se segue:
Operação até a falha : O Equipamento é posto em operação não tendo sobre ele nenhum acompanhamento com o objetivo de manter suas condições operacionais que preserve ou aumente a sua vida útil. É o quebra conserta. Este modelo de manutenção durou como estratégia única até o final da década de 1940 e as ocorrências de falhas nos equipamentos ficavam sujeitos a impactar o processo produtivo. Neste período , o grau de mecanização não era alto e as quebras então não causavam impactos relevantes. Da mesma maneira ,o grau de complexidade dos equipamentos eram menores , não demandando serviços sistemáticos e de rotina tais como lubrificação e limpezas .
Manutenção baseada períodos : O Equipamento sofre trocas de seus componentes em intervalos de tempos independente da sua condição, eliminando previamente as possibilidades de falha que o equipamento poderia apresentar, minimizando assim os impactos no processo produtivo. Este modelo teve inicio na década de 1950, após a Segunda guerra mundial, quando se verifica um processo de mecanização mais intensa das