Manutenção Planejada
O que é uma grua?
É um dos vários equipamentos de manutenção existentes na indústria, usado principalmente na construção civil, na indústria e em estações marítimas. Consiste em uma máquina para a elevação e transporte de cargas. É constituída essencialmente por uma estrutura metálica vertical ou torre de uma altura suficiente para os trabalhos que se têm que realizar sobre a qual se dispõe de um braço horizontal ou inclinado a um contrapeso que evita que o conjunto caia. As cargas elevam-se com o auxílio de cabos que pendem do braço, acionados por um motor situado na estrutura da grua. As gruas podem ser fixas ou móveis e neste último caso podem circular sobre carris ou serem instaladas sobre veículos automóveis.
O Operador
Deve ser qualificado de acordo com o item 18.37.5 da NR18 e ser treinado conforme o conteúdo programático mínimo, com carga horária mínima de 8 horas. Deve operar conforme as normas de segurança, bem como executar inspeção periódica semanal. Este profissional deve ser integrado a cada plano de carga.
Definições dos tipos de manutenção
Manutenção Preditiva
É um conjunto de atividades que acompanham as variáveis indicativas do desempenho das máquinas. Isso é feito revisando o desempenho do passado para prever quando um componente específico irá falhar. Ela visa definir a necessidade ou não de intervenção e tem como resultado a maximização dos intervalos entre reparos por quebras (Manutenção Corretiva) e reparos programados (Manutenção Preventiva).
Manutenção Preventiva
É aquela que possui intervalos pré-determinados e que visa reduzir os riscos de baixa produtividade da máquina ou quebra da mesma. A manutenção preventiva envolve cuidados rotineiros incluindo lubrificação dos componentes e reposição de peças desgastadas.
Manutenção Corretiva
A manutenção corretiva é acionada quando é constatada alguma falha na máquina ou produtividade abaixo do esperado. É o tipo de manutenção que gera mais prejuízo para a empresa, já que é