serafim
Existe uma pequena burguesia leitora e consumidora de narrativas para suas horas de lazer e em grande parte destina-se a produção industrial romanesca.
A imprensa torna-se rival da literatura
A tensão entre acontecimentos e o sentido é encarada no final do século XIX e no inicio do século XX
A tensão entre o mostrar e o significar constrói a importante ambiguidade do romance: envolvimento das faculdades criticas do leitor pela criação de um mundo que atraia e seja simultaneamente fonte de mediação dos problemas humanos. A realidade se apresenta como caminho para uma verdade e o mundo ficcional carregado de significações
-os brasileiros foram influenciados pela tradição e cultura francesa.
- naturalismo enfatiza o mundo físico.
A obra de arte tem por fim dizer o que o simples fatos não dizem
Preocupação de estudar a arte através do relacionamento com a civilização que a gerou, revelando a alma e a vida do artista e de sua época.
Lima barreto defende com ardor a presença da sociedade como elemento gerador e determinante da própria organização artística.
- é a temperatura moral do Brasil que Lima pretende revelar atraves de enredos e personagens carreadores da problemática da época. Tentando expressar a beleza por meio de elementos artísticos e literários, do caráter essencial de uma ideia mais completamente do que ela se acha expressa em fatos reais
A obra de arte na concepção do romancista brasileiro jamais estará ligada à especulação abstrata, mas repousa sobre um pensamento de interesses humanos que desenvolve apoiando-se nos traços dominantes.
A presença humana é a concentração máxima desses problemas, e o conhecimento do homem em suas complexas relações, no dia a dia do seu trabalho e esforço; deve ser a meta do artista.
A arte tendo o poder de transmitir sentimentos e ideias, sob a forma de sentimentos trabalha pela união da espécie; assim trabalhando, concorre portanto para seu acréscimo de inteligência e de felicidade.
O romance foi