ORÇAMENTOS EMPRESARIAIS E ENTIDADES DIVERSAS
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo mostrar a importância do Planejamento Orçamentário, servindo de auxílio às estratégias das organizações, servindo para o acompanhamento e controle dos resultados.
A contabilidade, além de um instrumento de controle para atender o Fisco, pode ser peça-chave na gestão de construtoras e incorporadoras. Se bem elaboradas, as informações reunidas pela área contábil servem a inúmeros usuários, como bancos, sindicatos, parceiros e, principalmente, aos gestores da empresa. "O contador é um dos profissionais que mais conhece a empresa. Só que a falta de bons contadores e de valorização da contabilidade na construção fez com que os empresários passassem a administrar as construtoras pelos relatórios financeiros.
Nas concessionárias de veículos e nas administradoras de consócio o quadro não é diferente, pois a Contabilidade com suas ferramentas, servem de apoio para controlarem suas receitas e despesas, já que tem bastante variáveis em suas rotinas, como alterações no mercado, vendas que oscilam em determinadas épocas.
2 PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO
A capacidade de percepção a um momento futuro de tempo e as possíveis conseqüências que uma ação presente poderá proporcionar é extremamente relevante para qualquer gestão de uma organização. Em outras palavras, esta capacidade de percepção denomina-se planejamento.
As decisões administrativas são voltadas para o futuro, sendo imprescindível à necessidade de informações para a consecução de um planejamento. Um conceito muito utilizado é o de Padoveze (2004), pois afirma que planejamento é a definição de um plano para ligar uma situação desejada com a situação atual.
A necessidade de planejar algo para a organização é muito evidente, porém, salienta-se que o planejamento deve ser