comercio internacional
TRABALHO FINAL
Uma empresa brasileira negociou 15.000 kg de castanha de caju para os Estados Unidos. O produto deveria ser embalado em saquinhos de material reciclável mas que mantivesse a castanha crocante e deliciosa, pesando cada um 200gr. A negociação foi efetuada tendo como base o Incoterm CIF.
1- Indique os documentos necessários, especificamente, à exportação deste produto, no Brasil.
2- O importador deve ter uma certa atenção, referente ao seguro, no Incoterm utilizado na negociação. Justifique!
Nota: As demais informações necessárias à complementação do trabalho devem ser o mais próximo possível da realidade e pesquisadas nos sites disponíveis.
Use sempre sites confiáveis, como por exemplo, os do Governo.
- Use “Obs.” para fazer qualquer explicação que julgue necessária.
- Mencione a bibliografia pesquisada.
O comércio Internacional é a troca de bens e serviços através das fronteiras internacionais dos países. O método INCONTERM CIF, pode ser utilizado nesta negociação de castanha de caju, geralmente quando o transporte é marítimo. Nesta modalidade, o vendedor arca com todos os custos de transporte e seguro, até o porto de destino.
O mais indicado para a modalidade Inconterm cif é que o vendedor deve contratar um seguro básico, porém, como a responsabilidade pela mercadoria, onde esta passa a ser do comprador desde o momento do embarque no porto de origem. O usual é que o comprador verifique, e, se necessário, reforce a cláusula de seguro na negociação da exportação.
A responsabilidade pelo custo do frete e do seguro da mercadoria, volta ao comprador no momento em que a mercadoria cruze o costado do navio no porto de destino, já no país do comprador.
As responsabilidades ficam assim divididas:
INCOTERMS – CIF – Cost, Insurance and Freight por: Alvaro Freitas O INCOTERM CIF – Cost, Insurance and Freight, obriga o vendedor a pagar os custos do transporte principal até o porto de