Manutenção - tpm
Neste trabalho, está em voga a teoria conhecida como TPM( Manutenção Produtiva Total), que se trata de uma teoria que quando aplicada tem como objetivo aprimorar os meios de realização das tarefas, melhorar a estrutura, aprimorar a capacitação profissional, melhorar as habilidades a atitudes das pessoas dentro da organização, essas mudanças devem seguir os seguintes passos:
a) Capacitar os operadores para conduzir a manutenção de forma voluntária. b) Capacitar os mantenedores a serem polivalentes. c) Capacitar os engenheiros a projetarem equipamentos que dispensem manutenção, isto é; o “ideal” da máquina descartável. d) incentivar estudos e sugestões para modificação dos equipamentos existentes a fim de melhorar seu rendimento.
O TPM quando implantado tem como principal resultado a redução dos gastos devido seu estilo de manutenção votada para a prevenção, em vez da correção, o que traria muitos inconvenientes como a parada da produção e danos irreparáveis. A TPM também aumenta a produtividade, ocasionando com isso o aumento do lucro e o crescimento da empresa. O conceito de TPM atualmente é muito importante, basta visualizarmos os acontecimentos mais recentes, como a crise mundial. Olhando como um empreendedor conseguimos enxergar que os gastos não são compatíveis com o momento atual, a TPM pode ser considerada então como a ciência das máquinas, ela busca a eficiência máxima do processo com a ajuda de todos os funcionários, onde a preocupação maior é com a relação entre a manutenção e a operação, buscando a melhoria da disponibilidade dos equipamentos. Diante de um mercado cada vez mais competitivo, as empresas buscam encontrar maneiras de melhorar seu desempenho, produzindo cada vez mais e com menores custos, criando, assim, vantagens competitivas em relação a seus concorrentes. Na busca incessante de técnicas que vislumbrem estes resultados, muitas empresas estão se deparando com o TPM, que se tornou, nos últimos