TPM - Manutenção
1. OBJETIVO
Este trabalho objetiva explanar a metodologia de Manutenção Preventiva Total, citando como surgiu, o que é e como deve ser aplicado. Sendo que o maior enfoque está na Manutenção Autônoma. 2. INTRODUÇÃO
TPM ou “Total Productive Maintenance” é uma filosofia japonesa de manutenção para aumentar a disponibilidade total da instalação, a qualidade do produto e a utilização de recursos. Baseia-se no fato de que as falhas e a má qualidade da máquina são interdependentes. Muito treinamento, muita disciplina, muita limpeza e a participação total de todos são os pontos a serem perseguidos. O operador passa a ser operador-mantenedor e a sua presença deve ser incentivada. O conceito a ser usado é “da minha máquina cuido eu” devendo ser uma realidade.
A TPM surgiu no Japão, no século passado, no início da década de 70. Naquela época, empresas como a Toyota já estavam tentando criar sistema de fornecimento “just in time” , utilizando o mínimo de estoque, tanto de matérias primas quanto produto acabado.
Nessa época era comum:
a) Avanço na automação industrial;
b) Busca em termos de melhoria da qualidade;
c) Aumento da concorrência empresarial;
d) Emprego do sistema “jus-in-time”;
e) Maior consciência de preservação ambiental e conservação de energia;
f) Dificuldades de recrutamento de mão-de-obra para trabalhos considerados sujos, pesados ou perigosos;
g) Aumento da gestão participativa e surgimento do operário polivalente.
Todas essas ocorrências contribuíram para o aparecimento da TPM. A empresa usuária da máquina se preocupa em valorizar e manter o seu patrimônio, pensando em termos de custo do ciclo de vida da máquina ou equipamento.
3. Regras do TPM
A TPM tem quatro regras básicas:
Regra nº. 1_ Todos os trabalhos devem ser detalhados de forma a não ser qualquer dúvida em termos de conteúdo, sequência, tempo e resultado esperado.
Regra nº. 2_Todas as interfaces cliente-fornecedor devem