Tpm - manutenção
1. Resumo
O ambiente competitivo atual exige das empresas uma busca constante de melhoria em todos os aspectos. As empresas industriais necessitam garantir que a manufactura tenha um desempenho acima da concorrência, aperfeiçoando métodos de lidar com o homem, com a máquina e outros recursos. A manutenção produtiva total é uma técnica de manutenção, com o objectivo de maximizar a vida útil do equipamento pelo acompanhamento do operador que a opera, sendo este a pessoa mais apta a avaliar as condições do equipamento. Para que TPM seja eficaz, não é somente necessário o envolvimento dos operadores como também o envolvimento de toda a gerência, para que todo o programa implementado seja bem sucedido. Sendo o principal foco da manutenção produtiva total a quebra zero, são necessários treinamentos para os operadores desenvolverem habilidades e usar a criatividade que eles possuem para a solução de problemas, ou melhoria do equipamento e que seja criado o sentimento de pertença.
2. Introdução
A manutenção produtiva total, designada por TPM, é o conjunto de actividades onde mantém o compromisso voltado para os resultados. O seu objectivo está em atingir a máxima eficiência do sistema de produção, maximizar o ciclo total da vida útil dos equipamentos aproveitando todos os recursos existentes buscando a perda zero. É o conceito mais moderno da manutenção. A TPM exige a participação de todos os elementos da área operacional, desde o operador do equipamento, elementos da manutenção, chefias intermédias, até aos níveis superiores de gestão.
A manutenção – Evolução nos últimos 60 anos
A partir de 1951, desenvolveu-se a prevenção preventiva definida como um acompanhamento das condições físicas dos equipamentos. Do mesmo modo a vida útil dos equipamentos industriais também pode ser prolongada através da aplicação de medidas preventivas. A manutenção preventiva visa evitar interrupções das funções