Princípio da competência, do registro pelo valor original e patrimônio liquido.
A Competência é o Princípio que estabelece quando um determinado componente deixa de integrar o patrimônio, para transformar-se em elemento modificador do Patrimônio Líquido, assim sem a observação da mesma Não poderia se determinar aumento ou diminuição do patrimônio líquido.
Se fosse obseervado em um periodo e no outro não, não haveria a possiblidade de se medir quaisquer aspectos comparativos.
Quais problemas poderiam surgir se o princípio do registro pelo valor original também não fosse observado, ou fosse obedecido em um período e em outro não?
Caso o principio não fosse atendido, os elementos patrimoniais não teriam comprovação de seus valores reais, sendo assim uma transação de venda por exemplo seria pura especulação, podendo dar muito lucro ou muito prejuízo. Com isso não poderiamos caucular a valorização de preço destes elementos.
2- Diante disso, é correto afirmar que o patrimônio líquido é uma obrigação da empresa? Se for, quando será a sua exigibilidade?
No patrimônio liquido há as obrigações com os sócios proprietários da empresa, mas que por lei não podem reclamar a restituição do seu dinheiro investido, neste caso podemos dizer que os sócios só terão o dinheiro de volta quando do encerramento da empresa, venda de suas cotas ou ações e que num processo de continuidade os recursos contabilizados na conta Patrimônio Liquido, pertencem à entidade.
É importante esclarecer que as obrigações com os sócios não é uma dívida da entidade com os sócios e acionistas, pois não emprestam recursos para que ela possa ter vida própria, mas sim, os entregam, para que com eles possam formar o patrimônio da entidade, assim sendo não é possível admitir