Materiais
LISTA DE EXERCÍCIOS 2 – Estrutura Cristalina
Prof. Dr. Renato Altobelli Antunes
1. Defina sólido cristalino.
2. Defina célula unitária. Que parâmetros de rede definem uma célula unitária?
3. O que são e quais são as 14 redes de Bravais?
4. Quais as três estruturas cristalinas mais comuns dos metais? Dê exemplos de metais que tenham cada uma dessas estruturas.
5. O tungstênio, a temperatura ambiente, é CCC e seu raio atômico é 0,141 nm. Calcule o valor do parâmetro de rede em nanômetros.
6. O cálcio, a temperatura ambiente, é CFC e o parâmetro de rede é 0,5582 nm. Calcule o valor do raio de um átomo de cálcio em nanômetros.
7. Calcule, em nanômetros cúbicos, o volume da célula unitária da estrutura cristalina do berílio. A 20 ºC, o berílio é HC com a = 0,22856 nm e c = 0,35832 nm.
8. Como são determinados os índices de uma direção cristalográfica numa célula unitária cúbica?
9. Um vetor direção, num cubo unitário, vai da posição (1/4, 0, ½) até a posição (1/4, ¾, 1). Quais os índices da direção?
10. Desenhe, em cubos unitários, as direções cristalográficas a seguir:
11. Quais são os índices das direções representadas nos cubos abaixo?
[pic]
12. Como são determinados os índices de Miller de um plano cristalográfica, numa célula unitária cúbica? Qual a notação geral utilizada para os indicar?
13. Numa célula cúbica, um plano intercepta os eixos às seguintes distâncias: a = 1/3, b = -2/3, c = ½. Quais são os índices de Miller desse plano?
14. Determine os índices de Miller de um plano de um cristal cúbico, que passa pelos pontos com as seguintes coordenadas: (1, 0, 0); (1, ½, ¼); (1/2, ½, 0).
15. Quais os índices de Miller dos planos cristalográficos indicados no cubo abaixo?
[pic]
16. Determine os índices de Miller-Bravais para os planos mostrados nos seguintes cristais hexagonais: