Implantação de um software de manutenção em uma indústria de médio porte
Thiago Hudson Taborda de Barcellos
Resumo: O seguinte artigo se propõe a traçar um caminho para a implantação de um software gratuito de manutenção (SIGMA) com o objetivo de otimizar os processos da engenharia de manutenção em indústrias de pequeno e médio porte aumentando assim a competitividade destas perante as indústrias maiores.
Palavras-chave:Software de manutenção, SIGMA, manutenção industrial
1. Introdução
O aumento da produtividade em indústrias de médio e pequeno porte junto com o tempo de operação nas suas máquinas tem gerado o aumento dos custos com manutenção corretiva, aliado a esta nova necessidade de produção fez-se necessário retirar a caracterisca das indústrias que possuem foco na manutenção corretiva, já que esta manutenção é a mais onerosa.
Com a crescente concorrência de empresas estrangeiras as indústrias com este sistema antigo de manutenção tem seus custos aumentados com relação aos novos concorrentes, este aumento de custo pode e tem gerado a perda de grandes clientes.
No caso da manutenção com foco apenas na manutenção corretiva, tem-se um grande problema no controle desta, já que muitas vezes não se tem dados suficientes para avaliar a troca de equipamentos, os reais custos de manutenção por equipamento, o desempenho da equipe de manutenção.
Para solucionar este problema empresas grandes adotam o uso de softwares de manutenção adaptados a realidade da sua empresa e geralmente com custos elevados. Devido a esses altos custos as empresas de médio porte tem desvatagem competitiva por não possuir esta capacidade de investimento.
Este artigo tem como objetivo propor um projeto de implantação de um software de manutenção em uma indústria de pequeno ou médio porte. Para isso foi selecionado o software SIGMA distribuido pela empresa Rede Industrial de forma gratuita no site: www.redeindustrial.com.br
Esta empresa também fornece serviços de implantação