A implantação da gestão de projetos em pequenas e médias empresas
Atividade: Analisar como as organizações de pequeno a médio porte poderiam implantar a filosofia do gerenciamento de projetos.
Título: A implantação da gestão de projetos em pequenas e médias empresas
Aluno: Paolo de Souza Lima
Disciplina: Introdução à gerência de projetos.
Turma: 71
Introdução
Nos dias de hoje o gerenciamento de projetos assumiu um papel de extrema relevância em todas as organizações, inclusive nas de pequeno e médio porte, atividade sem a qual não se consegue imaginar o sucesso de nenhuma empresa nesse mercado cada vez mais competitivo e globalizado.
No texto procuraremos analisar como as organizações de pequeno a médio porte poderiam implantar a filosofia do gerenciamento de projetos, desde a adoção da nova sistemática pelas diversas formas possíveis.
Modos e meios de implantação Para se implantar a gestão de projetos em organizações de pequeno e médio porte deve-se adotar principalmente a descentralização das informações e do poder de decisão dentro dos níveis de responsabilidade da estrutura da mesma. Existem alguns meios para isso:
1. Conhecer a demanda de seus clientes e através disso traçar respostas para as mesmas fixando estratégias;
2. Ação racional;
3. Não atropelar passos, resolver cada situação ou dificuldade a maneira que ela for aparecendo;
4. Foco sempre nos objetivos buscando a cooperação de todo o grupo.
Paralelo a mudança no comportamento do grupo organizacional da empresa é necessário a definição dos envolvidos nos projetos e de suas atribuições nos mesmos, dos objetivos da organização e dos projetos e da cobrança do apoio da funções meio da empresa para auxiliarem a concretização dos projetos.
A busca de parcerias com entidades externas com experiência na gestão de projetos pode ajudar de sobremaneira na concretização do mesmo.
Agindo desta maneira, qualquer organização pode planejar, iniciar e