Formas de implementação da filosofia de gerenciamento de projetos em organizações de pequeno a médio porte
Atividade:individual
Título: Formas de implementação da filosofia de gerenciamento de projetos em organizações de pequeno a médio porte
Aluno:Andréia Paula Zarat Tavares
Disciplina:Gestão de Projetos
Turma:GPTEAD_T0030_0214
Introdução
Projeto é “Processo único, consistindo de um grupo de atividades coordenadas e controladas com datas para início e término, empreendido para alcance de um objetivo conforme requisitos específicos, incluindo limitações de tempo, custo e recursos”.
No contexto acima, verificamos que o planejamento e o gerenciamento de projetos estão presentes, senão em todas, quase todas as atividades desenvolvidas em nosso cotidiano, tais como: trabalho, laser, relacionamento entre outros. Sendo assim, não poderia ser diferente a adoção de tais práticas pelo mundo corporativo.
Na construção de uma linha do tempo sobre o gerenciamento de projetos não se pode afirmar quando exatamente na história relatamos o surgimento, porém, para alguns autores, projetos vêm sendo realizados desde os primórdios da civilização. A construção das Pirâmides do Egito, depois de 2780 a.C. [Vicentino 1997], por exemplo, foi um grande projeto. Passando por outros grandes tópicos de nossa história, tais como: Grandes Navegações, Revolução Industrial, Fordismo, Taylorismo, as Guerras Mundiais (I e II), entre outros, o gerenciamento de projetos sempre esteve presente no cotidiano da humanidade, às vezes em paralelo com sua história, às vezes modificando e dando novos rumos na história das sociedades.
Em 1969, no auge dos projetos espaciais da NASA, um grupo de cinco profissionais de gestão de projetos, da Philadelphia, Pensilvania, nos EUA, se reuniu para discutir as melhores práticas e Jim Snyder fundou o Project Management Institute – PMI (EUA). O PMI é a maior instituição internacional dedicada à disseminação do conhecimento e ao aprimoramento das atividades de gestão profissional de projetos