Topografia
A palavra topografia tem a seguinte origem etimológica: “topo” = terreno e “grafia” = escrita. Com isso pode-se definir topografia como sendo a arte de representar no papel a configuração de uma porção de terreno com todos os seus acidentes e objetos que se achem em sua superfície.
A topografia tem a finalidade de determinar o contorno, dimensão e posição relativa de uma porção limitada da superfície terrestre, do fundo dos mares ou do interior de minas, desconsiderando a curvatura resultante da esfericidade da Terra.
A topografia possui muita importância para a Engenharia Civil, pois é a base inicial para engenheiros ou arquitetos realizarem qualquer projeto ou obra, por representar em planta e em qualquer escala, todas as variações apresentadas em uma superfície, a identificação de todos os limites de propriedade, a expressão exata de seu relevo com todos os detalhes que estão em seu interior (vegetação, vales, córregos, cercas, cursos d’água, edificações, etc.).
Por exemplo, os trabalhos de obras viárias, núcleos habitacionais, edifícios, aeroportos, hidrografia, usinas hidrelétricas, telecomunicações, sistemas de água e esgoto, planejamento, urbanismo, paisagismo, irrigação, drenagem, cultura, reflorestamento etc., se desenvolvem em função do terreno sobre o qual se assentam. Portanto, é fundamental o conhecimento pormenorizado deste terreno, tanto na etapa do projeto, quanto da sua construção ou execução; e, a Topografia, fornece os métodos e os instrumentos que permitem este conhecimento do terreno e asseguram uma correta implantação da obra ou serviço.
OBJETIVO
Na Engenharia Civil, a topografia é a base para qualquer projeto, visto que é preciso conhecer o terreno antes de utilizá-lo. Esse trabalho tem o objetivo de mostrar a importância da topografia na elaboração do projeto, tanto adaptando a obra ao terreno quanto adaptando o terreno à obra.
EQUIPAMENTOS UTILIZADOS NO TRABALHO DE CAMPO
TRENA
Instrumento para medição direta de