Toyota
Divisão do Trabalho: Toda organização deseja produzir alguma coisa, seja bens ou serviços, e para tornar a produção mais eficiente, a Teoria Neoclássica utiliza a Divisão do Trabalho, que nada mais é que um processo em que a produção passa por várias séries, até chegar se no objetivo final.
Especialização: Surgiu por causa da Divisão do Trabalho, pois cada órgão passa a ter uma atividade específica, para isso precisa ser especializado na área em questão. O objetivo da Especialização é aumentar a eficiência e diminuir os custos. A Especialização torna as tarefas mais simples e reduz o tempo de aprendizagem.
Hierarquia: É outra consequência da Divisão do Trabalho. Uma organização precisa de uma estrutura hierárquica para dirigir as operações, necessita de AUTORIDADE e de responsabilidade. Quanto maior uma organização, maior o número de níveis hierárquicos.
Amplitude Administrativa: É o número de subordinados que um administrador pode supervisionar. Quando se tem muitos subordinados, a amplitude de comando é ampla.
Uma amplitude com muitos níveis hierárquicos forma uma estrutura alta.
Uma amplitude com poucos níveis hierárquicos forma uma estrutura achatada.
Eficiência x Eficácia
Eficiência: É utilizar a melhor forma os recursos disponíveis. A eficiência trata de como fazer as coisas de maneira correta.
Eficácia: É alcançar os objetivos com os recursos que estão disponíveis. A eficácia trata “do que fazer”.
Fazer certo (eficiência), a coisa certa (eficácia).
EFICIÊNCIA
EFICÁCIA
ÊNFASE NOS MEIOS
ÊNFASE NOS RESULTADOS
FAZ CORRETAMENTE AS COISAS
FAZ AS COISAS CORRETAS
RESOLVER PROBLEMAS
ATINGIR OBJETIVOS
CUMPRIR TAREFAS E OBRIGAÇÕES
OBTER RESULTADOS
TREINAR OS SUBORDINADOS
PROPORCIONAR EFICÁCIA AOS SUBOSUBORDINADOS
MANTER AS MÁQUINAS
MÁQUINAS DISPONÍVEIS
SALVAGUARDAR OS RECURSOS
OTIMIZAR A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS