Toyota
MBA EM GESTÃO DE NEGÓCIOS
O SUCESSO DA TOYOTA:
COMO TORNOU-SE A MAIOR MONTADORA DO MUNDO
INTRODUÇÃO
Um dos grandes desafios das organizações é produzir com baixo custo e alta qualidade. A Toyota, líder no ramo automotivo, desenvolveu estratégias ao longo do tempo para alcançar estes objetivos. Há quase oitenta anos, têm aliado a fabricação com baixo custo e a qualidade nos seus carros, tornando-se referência para muitas organizações. A liderança que tem obtido no mercado internacional se deve aos métodos desenvolvidos para se adaptar à realidade da economia japonesa, e a visão de longo prazo na busca da melhoria contínua. A qualidade dos produtos tornou-se principal vantagem competitiva da empresa para manter-se firme no mercado, conquistar e fidelizar os clientes.
O objetivo deste position paper é apresentar os diferenciais da Toyota e o sistema de produção por ela desenvolvido, o qual representa uma das mais bem sucedidas abordagens sistêmicas acerca da produção para o mundo ocidental, destacando alguns de seus pontos mais importantes e as ferramentas utilizadas que revolucionaram o campo da administração e a razão do sucesso da empresa japonesa.
O SUCESSO DA TOYOTA: COMO TORNOU-SE A MAIOR MONTADORA DO MUNDO
As grandes empresas buscam aumentar a participação no mercado e tornarem-se líderes de vendas. Mas para a Toyota, montadora japonesa, este não foi o principal objetivo, e sim o resultado de uma política adotada visando tornar-se a empresa número 1 em termos de qualidade, segundo o presidente da empresa Katsuaki Watanabe.
Pelo terceiro ano consecutivo, a Toyota conseguiu manter a liderança entre as maiores montadoras do mundo, devido aos princípios que norteiam a estratégia da organização: qualidade, obsessão por corte de custos, investimento em treinamento e visão de longo prazo. Para Daft (2010), a Toyota “é modelo do que acontece quando uma companhia se compromete com determinação com a Gestão da Qualidade