Toyota
O Sistema Toyota de Produção também é chamado de Produção enxuta ou Lean Manufacturing. [carece de fontes]
A criação do Sistema Toyota de Produção se deve, principalmente, a quatro pessoas: O fundador da Toyota e mestre de invenções, Sakichi Toyoda, seu filho Kiichiro Toyoda, primo de Eiji Toyoda que participou como o executivo impulsionador do nascimento do STP (Sistema Toyota de Produção) e o engenheiro chefe da Toyota Motors Company, o chinês Taiichi Ohno. O sistema objetiva aumentar a eficiência da produção pela eliminação contínua de desperdícios.
O sistema de produção em massa desenvolvido por Frederick Taylor e Henry Ford (Fordismo) no início do século XX predominou no mundo até a década de 90. Procurava reduzir os custos unitários dos produtos através da produção em larga escala, especialização e divisão do trabalho. Entretanto este sistema tinha que operar com estoques e lotes de produção elevados, ocasionando a alta oferta e a baixa demanda (Lei da oferta e da procura). No início não havia grande preocupação com a qualidade do produto.
Outro problema do sistema de produção em massa era a especialização dos operários: cada um tinha uma única função no sistema de esteira, que movimentava o carro em produção em frente aos operários (Leia mais em: Ford Model T), assim caso a função do operário destinado a primeira etapa na esteira de produção não fosse executada, as demais seriam comprometidas. O nível de produção é claramente evidenciado acima: as esteiras regulamentavam a produção (ao aumentar sua velocidade de operação, os operários produziam em maior velocidade). Demonstra-se claramente que neste sistema o operário tinha má condições de trabalho.
Já no Sistema Toyota de Produção,