Toyota
AS INFLUÊNCIAS DO SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO NA CULTURA, DIVERSIDADE E MOTIVAÇÃO DOS SEUS COLABORADORES NO AMBIENTE ORGANIZACIONAL.
Cláudio Garcia Eduardo Rafael Pavin Valdir Cavalheiro Orientador: Almiro Ferreira
RESUMO Este artigo enfatiza a gestão japonesa Toyota que teve relevante poder influenciador na cultura e motivação dos seus colaboradores, através da melhoria contínua, o Kaisen, que já era praticado pelos samurais. Esta presente pesquisa, teve dois principais objetivos: identificar alguns fatores que fundamentam a cultura empresarial do sistema de produção Toyota e a influência sobre seus colaboradores e comparar a cultura organizacional com a cultura nacional e a influência estrangeira, a partir da análise objetiva de alguns fatos da história nacional do Japão (Feudal e pós-guerra). Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, para o levantamento histórico dos tópicos citados. Como resultado, obteve-se uma melhor compreensão do papel d a herança cultural do período feudal, somado às idéias ocidentais, sobre a filosofia que influencia a cultura dos colaboradores da Toyota Motors no Japão dentro do ambiente de trabalho.
Palavras-chave: Cultura, colaboradores, influência, Japão, Kaisen, motivação, samurai e Toyota.
1 INTRODUÇÃO Em agosto de 1945, as cidades japonesas de Hiroshima e Nagazaqui, foram atingidas por duas bombas atômicas, proporcionando ao mundo um “espetáculo” de destruição que conferiu aos Estados Unidos a hegemonia mundial. Em setembro daquele mesmo ano, o Japão assina sua rendição pondo fim à segunda guerra. Até então, os japoneses não possuíam nada mais do que as ruínas das cidades e o orgulho nacional ferido (PAZZINATO; SENISE, 1993).
2
Sob intervenção americana, o país passou por reformas políticas e iniciou a recuperação de sua economia. O desafio da sociedade nipônica no pós-guerra era recuperar a soberania e restaurar o orgulho ferido, através do aprimoramento da qualidade das atividades prestadas para